sexta-feira, 7 de abril de 2017

Devwill na greenlight

O Steam é um serviço de distribuição de games para computador online extremamente popular, e que tem um mecanismo que dá acesso a desenvolvedores independentes  chamado Greenlight (e que deve acabar em breve). Levando isto em conta (e não só), resolvi tentar a sorte com meu último game. Quem por ventura tiver conta no Steam por  favor acesse e vote neste link:


Eu realmente fique pensando a respeito, e até um pouco relutante, de cobrar para que as pessoas joguem meu game (mesmo que seja um valor pequeno, como R$ 2,99). Mas uma das coisas que mais me motivou a colocar o game na Steam é o fator de distribuição e alcance. Eu quero ter esta experiência, tentar ter o game aprovado, e se isto acontecer, saber como funciona, quantas pessoas vão jogar meu game, etc. Como o Steam tem um alcance muito grande fico me perguntando se mais pessoas vão jogar o DevWill que meus games anteriores, que distribuí "de grátis". Vamos ver, lancei os dados. Abaixo o vídeo que produzir para ser um "trailer" de propaganda do game.


Mais sobre o game:


Devwill é um game de plataformas, arcade, com gráficos e jogabilidade simples. Todos as imagens são quase que em preto e branco, com alguns detalhes com alguma saturação de cores. O detalhe estético importante fica por conta do efeito de filme PB antigo, riscos na tela, sons de projetor antigo, e recursos típicos dos filmes mudos em preto e branco, em especial Nosferatu (1922) e Metropolis (1927), dois marcos do Expressionismo Alemão no cinema.

Tais referências não são tão novas no mundo dos games: um game famoso como Castlevania, por exemplo, foi inspirado nos antigos filmes de horror do cinema preto e branco, de Nosferatu aos filmes de Bela Lugosi. Até pensando nisso que faço também uma referência ao filme "Creature from the Black Lagoon", filme de terror "B" dos anos 50. Então, tento retomar essa prática de buscar inspiração nos bens culturais do passado, e faço esta experiencia com os elementos estéticos e narrativos do cinema mudo.

(In english)

Devwill, an oldschool platformer with artistic aesthetics needs your vote on Steam Greenlight: https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=900234026

Devwill is an arcade game for PC. All visuals are almost in black and white, with some details with some color saturation. The important aesthetic detail comes from the effect of the "old B & W film", screen scratches, ancient projector sounds, Intertitles texts, typical artifacts of black and white films, especially Nosferatu (1922) and Metropolis (1927) Of German expressionism in cinema. Demo avaliable.

The final version will include:
- 15 levels
- 5 heads
- About 30 min of speedrun gameplay
- A intrinsic gameplay narrative
- Tons of classic B&W horror movies references
- All this for only 1 dollar



I'm very aware that such references are not new in the world of games: a famous game like Castlevania, for example, was inspired by movies like Nosferatu's and Bela Lugosi's films. Thinking about it, I also make reference to the movie "Creature from the Black Lagoon", horror film "B" of the 50's, an obvious inspiration for the Castlevania series. So I try to take up this practice of seeking inspiration in the cultural assets of the past, and made this experience with the aesthetics and narratives elements of Silent B&W movies.

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