sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Aulas

Diário A/R/Tográfico


Querido diário e leitores amigos, sou A/R/Tográfico por que quero unir o "útil ao agradável", tornar minhas aulas pesquisa, minha pesquisa fazer em arte, e meu fazer em arte novamente em aulas. Por isso vou navegando entre essas fronteiras, buscando seus pontos de encontro e mestiçagem. Vamos lá pra uma longa postagem, que as últimas semanas foram cheias de aprendizagem.


Planejamento


Iniciaram as aulas, esse ano estou com 5 turmas de Ensino Médio, e 8 turmas de fundamental (4 oitavos e 4 nonos). Decidi que esse ano vou retomar a pesquisa e prática em Narrativas Visuais e criação de imagens. Quando relevante vou relacionar conteúdos da história da arte, e em resumo a coisa vai ficar assim:

8º anos:
  1. Bim - Desenho e Grafismos (Rupestre, Renascimento, Cubismo).
  2. Bim - Arte Cinética e outras formas de se criar imagens, criação de personagens.
  3. Bim - Pré produção de um game da turma, início da produção.
  4. Bim - Produção final do Game.


9º anos e Médio:
  1. Bim - Desenho e Fundamentos da Linguagem Visual (Kandinsky).
  2. Bim - Semiótica e propaganda, Narrativa (Surrealismo, O Narrador Benjamin).
  3. Bim - Narrativas Visuais: HQ, tirinhas, Zine, Livro Ilustrado.
  4. Bim - Pesquisa e produção de livro ilustrado para os anos iniciais.


Obs: Sim, vou fazer games com 4 turmas de 8º anos, sei que prometi pra mim mesmo que não faria novamente com tantas turmas, mas esse ano me coloco novos objetivos. Um destes objetivos é produzir as imagens para o game o mais próximo de sua versão final, para necessitar o mínimo de edição de minha parte em casa.


Primeiras aulas


Esse ano decidi experimentar aulas isoladas, nada de aula faixa. Na primeira aula, além da tradicional apresentação dos alunos e minha, apresentei o planejamento e conversei com eles. na segunda aula pedi um desenho diagnóstico, mas antes expliquei o seguinte: como iniciamos a desenhar lá pelos 2 anos, como vamos seguindo até o desenho de contorno, e como, na idade deles, muitos estão parando ou já pararam de desenhar (e acham seu desenho feio).

Na terceira aula eu passei no quadro o texto que eu fiz e transcrevo abaixo (adaptado, para os alunos eu simplifiquei um pouco a linguagem), lemos e conversamos sobre o que o texto queria dizer. E na última aula que dei eles fizeram um desenho com dois ou mais planos.

"Desenho na Arte Contemporânea: parte de um todo

Durante muito tempo o desenho foi tido como um acessório da arte. Um desenho não era obra de arte, no máximo um rascunho, uma ferramenta utilizada na concepção do trabalho de arte. Foi só no século XX que essa percepção mudou.

De lá para cá tornou-se possível que os trabalhos de arte se misturem com objetos e espaços da vida como um todo, diluindo limites entre arte e vida. Linguagens como a vídeo arte, arte sonora, instalações, performance, misturam diferentes formas de arte. Tornou-se importante não só o trabalho finalizado do artista, mas seu processo de criação, o caminho que ele percorre, as perguntas que se faz para criar seu trabalho.

Os limites do desenho e seu suporte, que antes era apenas o papel, foi expandido, possibilitando o surgimento de trabalhos que misturem desenho e pintura, colagem, performance, fotografia, entre outros. Uma destas novas possibilidades são os Cadernos de Artista, que podem reunir vários desenhos, anotações, recortes variados, e tudo que o artista considera relevante para sua criação. Estes cadernos podem ser únicos ou parte de uma série de Múltiplos"


Decisão Prática e Importante: O Caderno de Artista.


Com tantas turmas esse ano, tomei algumas decisões importantes. uma delas é que não teria tempo nem paciência pra trazer um milhão de trabalhos dos alunos pra corrigir em casa. Sendo assim, combinei com os alunos o seguinte:

  • Cada aluno vai ter seu "Caderno de Artes" e vai usar como um Caderno de Artista. Ali ele vai fazer as atividades, copiar conteúdos de texto e imagem, e fazer outras anotações/desenhos/colagens que achar relevantes, mesmo que externas á aula.
  • A cada 3 ou 4 semanas eu vou marcar a "avaliação", aviso sempre com uma semana de antecedência. No dia da avaliação, vou chamar um a um na minha mesa, e vou avaliar o Caderno de Artes até aquele momento, dando uma nota para o aluno.
  • Anotações/desenhos/colagens extras no caderno podem valer pontos extras.
  • Recuperação vai ser um trabalho de refazer o que falta ou ficou fora de contexto no caderno.



Acredito que, além de viabilizar meu trabalho, que isso ajude os alunos a ter responsabilidade por suas atividades. Avisando uma semana antes ainda dou a chande dos atrasados atualizarem seu caderno pra me mostrar ele completo.

E como de costume eu vou fazendo junto com eles, já comecei essa semana o meu Caderno de Artista, onde vou fazendo anotações para minhas aulas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário