sábado, 28 de novembro de 2015

Quase lá...

4 Games das turmas prontos, faltam 2... pena que ontem, sexta, a escola ficou fechada por motivos externos, não havendo aula. Foi a quarta sexta feira que perco nesse bimestre por motivos alheios, o que prejudicou os trabalhos das turmas de primeiro ano. Vou ter de eu mesmo finalizar o que faltava nesses games: decidir o nome do game, desenhar tela título e um final pra história do game.

Mudando o assunto, tirei a manhã (fazia tempo) só pra mim e fiquei exercitando pixel art para games. Logo abaixo meu exercício:



Como referência parti do sprites de Megaman X de SNES e Megaman de NES. Fiz versões do X para NES, usando apenas 3 cores, ou usando 3+3 simulando a tecnica de sobreposição de sprites que a Capcom usava nos sprites de NES. Fiz duas verções do sprite do X para Master System, me limitando a 9 cores da paleta de 15+1 dos sprites desse sistema (tem de deixar espaço para as cores dos inimigos do game, mesmo reciclando cores). De quebra, fiz duas versões com estilos gráficos diferentes de uma releitura do sprite de NES, mantendo também a mesma restrição de cores (o rosto do Megaman fica dentro de um tile de 8X8 pixels sobreposto ao sprite com cores azuis).

Esses são ótimos exercícios para aprender a desenhar a nível de pixel. Pegar arte já feita e refazer, colocando novas restrições de tamanho e paleta de cores, redesenhar em um novo estilo gráfico, são todos ótimos aprendizado. Peguei várias dicas dos sites abaixo:

http://androidarts.com/art_tut.htm

http://gas13.ru/v3/tutorials/

http://betterin2d.com/2014/08/02/pixel-art-tutorial-creating-a-colour-palette/

http://betterin2d.com/category/tutorials/pixel-art/

http://makegames.tumblr.com/post/42648699708/pixel-art-tutorial

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Edit:
Trabalhei mais um pouco os sprites do X de NES


Edit:

Edit (2016)






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