quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Conceitos dos games

Estou chegando ao final da fase de elaboração do conceito do game com os alunos. Não está sendo fácil coordenar 6 games (6 turmas) ao mesmo tempo, mas está sendo bem interessante e os games ficam mais elaborados a cada aula.

Parecido com o ano passado, na primeira aula fizemos um apanhado de ideias no quadro, e coletivamente decidimos como seria o gênero do game (plataforma, de naves, de visão de cima), e o conceito geral da narrativa do game.

Depois, pedi para eles, em duplas, desenvolverem ideias mais detalhadas a partir do conceito geral. Foi pesado ler tudo, e além de dar nota e registrar, sintetizar as ideias, escolher o que era condizente com o tema centra ou não, e mesclar as diferentes ideias de todos os alunos em um game. Essa tarefa tive de assumir, fazendo escolhas do que usar e o que suprimir. Ideias que alguns alunos tiveram para o game inteiro adaptei para uma das fases do game. ideias narrativas incompletas eu juntei com fragmentos de ideias de outros alunos, e assim por diante. Ainda, a partir de suas ideias fui atras de referências em imagens: da história da arte, da cultura pop, de filmes e animações. Também escolhi games dos anos 90 que se assemelham ao conceito do game que desejamos fazer.

Depois de todo o trabalho de síntese, apresentei o apanhado de ideias resultante aos alunos e elaborei um questionário: perguntas sobre o que aquelas ideias não respondiam sobre a narrativa do game, ou não especificavam elementos dos cenários, inimigos, tipos de ataque, etc... Em duplas, eles tentaram responder este questionário, que não tinha respostas certas ou erradas, tudo dependia da imaginação dos alunos e suas referências culturais.

Ontem e hoje estou lendo, dando nota, e sintetizando as ideias que eles colocaram ao responder no questionário na síntese do conceito do game. Novamente, é um trabalho massante de selecionar o que fica, o que se relaciona com esse ou aquele personagem, com esse ou aquele cenário ou mecânica do game, etc.

Como próxima etapa (hoje e sexta) vou levar uma lista de games que servem de referência à suas ideias, e vamos jogar eles no computador. Vou selecionar games que se assemelham no enredo e/ou nas mecânicas que eles pensaram para nossos games.

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