terça-feira, 22 de abril de 2014

Constatações...


Lendo o livro que cai na prova do mestrado em Artes Visuais da UDESC eu me pego refletindo um trecho que cito aqui:


"A 'monoforma' é essa forma normal de comunicação televisiva caracterizada pelo 'dilúvio de imagens e sons densamente empacotados e rapidamente editados, a estrutura modular sem costuras, mas fragmentada, que conhecemos bem' " (p.176) *


Eu estou cada vez mais convencido de algumas coisas com relação a comunicação nos nossos tempos:

- Formalmente a TV não fala a seu público, ela fala a sí própria, num diálogo esquizofrênico.

- Nós aprendemos a imitar a TV, reproduzimos essa (des)comunicação "monoforma" e não dialogamos com ninguém, apenas falamos para nós mesmos, vide exemplo as discussões no facebook

- A forma da (des)informação na TV não dá tempo para o pensamento. Nós precisamos de uma expansão no tempo e espaço para refletirmos, formularmos perguntas. A TV não dá tempo para isso, ela envia informações e opiniões a todo momento.

- Novamente, por imitação à TV, também somos rápidos em emitir opiniões: sem qualidade, sem parar para refletir, sem fazer perguntas a nós mesmos.

- Agora vem a constatação pior (perguntinha retórica): além da TV, qual outra instância que ocupa quase todo o nosso tempo que faz a mesma coisa? Eu respondo: a escola.


Hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha...


* Citação de Reinaldo Laddaga em Estética da Emergência, citando trechos da fala de Peter Watkins falando de seu filme "A comuna", de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário